História
1997: Criação do GLADEL
No final de 1996, reumatologistas da Argentina e do México conceberam a criação do Grupo Latino-Americano para o Estudo do Lúpus (GLADEL) e expandiram essa ideia para outros países latino-americanos.
Em julho de 1997, a primeira reunião fundadora dos investigadores do GLADEL ocorreu na Cidade do México, onde 15 participantes (reumatologistas, epidemiologistas e especialistas em estatística e informática) se reuniram por quase uma semana e desenvolveram a base para o que seria a coorte inicial do GLADEL no “Instituto Nacional De La Nutrición Salvador Zubiran” sob a orientação do falecido Dr Donato Alarcón-Segovia.
Usando o Software ARTHROS ™, um novo programa que incluía um banco de dados, foi estabelecida a troca de informações por e-mail entre os centros participantes, após terem recebido treinamento adequado.
1997-2020
Nos anos seguintes, GLADEL cresceu enormemente. Talvez um resumo dos destaques seja:
- 35 publicações em periódicos revisados por pares, descrevendo muitos aspectos do LES na América Latina.
- Organização do 10º Congresso Internacional de LES em Buenos Aires, Argentina em 2013. O maior congresso desse tipo e o primeiro a ser organizado por um consórcio e apoiado pela Sociedade Argentina de Reumatologia.
- Reconhecimento do GLADEL como Grupo de Estudos PANLAR para Lúpus a partir de 2002
- Incorporação do GLADEL ao SLICC através da representação do Dr Bernardo A. Pons-Estel (2017).
- Incorporação do GLADEL ao DORIS através da representação do Dr Bernardo A. Pons-Estel (2018).
Encontro de fundação do GLADEL no ”Instituto Nacional de Nutrição Salvador Zubiran”, DF, Mexico, Julho de 1997.
Da esquerda para direita: Luis J. Catoggio (Arg), José Fernando Molina-Restrepo (Col), Daniel Villalba (Arg), Mario H. Cardiel (Mex), Ignacio García De La Torre (Mex), Oscar González La Riviere, Donato Alarcón-Segovia (Mex), Leonor A. Barile-Fabris (Mex), Isaac Abadi (Ven), Juan Manuel Miranda-Limón (Mex), Mary-Carmen Amigo (Mex), Bernardo A. Pons-Estel (Arg), Loreto Massardo (Chi) e Carlos Abud Mendoza (Mex).
25 anos em nossas próprias palavras